Ano 10

Eliane Lage

*16 de julho de 1928 - Paris - França

Cena de Caiçara, 1950, Adolfo Celi e Tom Payne
Cena de Caiçara, 1950, Adolfo Celi e Tom Payne
Estrela número 1 da Vera Cruz, companhia que se instalou no Brasil no final da década de 1940 como tentativa de industrialização do cinema nacional, Eliane Lage nasceu na França mas veio para o Brasil ainda bebê – sua avó era francesa. Sua carreira no cinema nacional é curta, com apenas 5 filmes, mas todos clássicos, onde se eternizou como sinônimo da Vera Cruz.

No modelo implantado pela companhia, onde havia lugar até para o star system nos moldes hollywoodiano, a atriz foi a mais perfeita tradução, pela beleza, elegância no porte e estilo clássico de interpretação. Mas antes da carreira, ela sempre se interessou por trabalhos humanitários, com ações solidárias tanto no Brasil como na Europa. Eliane Lage estrelou o primeiro filme da Vera Cruz, Caiçara, de Adolfo Celi e Tom Payne, em 1950. Foi Payne quem levou-a para a Vera Cruz, com quem veio a se casar.

Eliane Lage atuou em mais quatro filmes da companhia, sendo que três destes foram dirigido ou co-dirigido pelo marido. O maior sucesso foi Sinhá moça, em 1953, filme premiado nos festivais de Veneza, Berlim e Peru, com grande destaque também no elenco para a atriz Ruth de Souza. Depois desse filme, a atriz fica alguns anos longe das telas e retorna em 1958 para atuar em seu último filme, Ravina, dirigido pelo então crítico de cinema Rubem Biáfora. Após esse trabalho, Eliane Lage abandonou as telas do cinema, deixando órfã uma legião de fãs apaixonados pela eterna Sinha moça do cinema nacional. A atriz foi focalizada no documentário Eliane, de Ana Carolina Maciel e Caco Souza, realizado em 2004.


Filmografia

Caiçara, 1950, Adolfo Celi e Tom Payne
Angela, 1951, Tom Payne e Abílio Pereira de Almeida
Terra é sempre terra, 1952, Tom Payne
Sinhá moça, 1953, Tom Payne e Oswaldo Sampaio
Ravina, 1958, Rubem Biáfora

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.